segunda-feira, 8 de março de 2010

Pateira de Fermentelos

Quando o tempo parecia tremido, com períodos de chuva desagradáveis e más previsões, rumamos ao interior do distrito de Aveiro para explorar a Pateira de Fermentelos e os Rios Águeda e Vouga

As nossas belas embarcações deram-nos o prazer de navegar pela lagoa da pateira, por percursos de pequena rota e pelo meio do mato, e ainda por rios e açudes, mostrando a grande polivalência desta nossa forma de turismo/lazer.


O sábado começou com o céu coberto e muito vento, enquanto íamos chegando ao parque de Óis da Ribeira. Depois de todos juntos, equipados e com café tomado, o tempo lá começou a abrir e partimos para a água com ideia de conhecer a Pateira.

Começamos o passeio direcção Este, subindo por entre os juncos e contornando árvores, e aproveitando os acessos e os caminhos do PR1 da Pateira para nos orientarmos pelo labirinto de água que se forma quando a água sobe. Com o nível de água alto, começamos a subir o Rio Cértima como se fosse apenas a continuação do plano de água. Interessante andar de kayak onde já se passeou a pé e de bicicleta.

Atravessando passagens por entre os juncos, contornando árvores derrubadas pelo vento, e dando uso aos apitos, chegamos todos ao Parque de Merendas do Carreiro Velho para um bom almoço.

Depois de barriga cheia voltamos para Oeste, passado por entre mesas de parques de merendas, por cima de pontes que normalmente permitem atravessar pequenos riachos, atravessamos todo o lago até à Ponte Velha do Requeixo onde iríamos passar no dia seguinte.

Com o levantar do vento, e o acumular do cansaço, regressamos aos carros e fomos esplanadar um pouco (que também faz parte) até à hora de seguir para Águeda.

À noite, um misto de anho e verde tinto, batatas e cerveja, salada e jeropiga, pão e licor, e sem esquecer a queimada Galega, proporcionou um agradável serão, ao qual se juntaram mais amigos que não puderam remar nesse dia. Até raposas (das quietinhas) apareceram para fazer companhia a este nossa grupo quando alguns já dormiam... :lol:


No dia seguinte, depois de algum esforço para levantar e indecisão por causa da chuva, lá seguimos para o centro de Águeda onde íamos iniciar a descida. Levamos os carros para baixo e voltamos na carrinha da Watertech (obrigado Calado), mesmo ao estilo que deve ter uma excursão de canoagem.

Começamos a nossa descida com o rio a levar-nos à boleia, serpenteando pelos regadios do concelho. mais uma vez, árvores derrubadas pelo vento trouxeram algo de inesperado à descida, obrigando a manobrar a fibra (e plástico) por espaços mais apertados, e decorando os decks com flores de mimosas.

Descemos o açude da Ponte Velha numa tentativa de bater recorde de velocidade (quase 10km/h) só com a corrente da água) e chegamos ao Vouga com os seus largos planos de água e corrente constante.

Passado pouco tempo chegamos a Angeja onde alguns amigos já nos aguardavam. Arrumamos tudo e seguimos para o prometido buffet de leitão e bacalhau... já às 16h. Ora, estado já o tasco fechado, e com muito sacrifício, lá fizemos algo inédito em qualquer actividade AP e rumamos ao shoping para poder almoçar alguma coisa. Ninguém pode perceber a tristeza que corre dentro de mim por ter sido essa opção :(

Para quem não pode participar que digam uma data que eu volto a remar. Para quem veio e quiser repetir, fica a promessa que mesmo que a água desça, chova a potes ou faça vento, o que não vai faltar é uma marcação antecipada para que o buffet prometido esteja à nossa espera..

Espero que todos tenham gostado do fim de semana e que o próximo encontro não tarde...

Sem comentários: