domingo, 17 de outubro de 2010

X Travessia Aldán-Ons

Este fim de semana fomos à X Travessia Aldán-Ons. Um passeio que normalmente é duro, desta vez calmo com muita sorte com o tempo.

A Mitra saiu de OAz ao final da tarde, começou a reunir tropas e foi fazer uma paragem técnica para frango assado. Às 23h sai do porto mais o Matinhas e passamos em Vila do Conde para apanhar o Vitor. Seguimos pela autoestrada, a pagar portagens pela primeira vez :(

A viagem correu bem... o nosso navegador foi a dormir e acordou a entrar em Vigo a dizer: "Devíamos ter saído lá atrás." Com o mal já feito, aproveitamos o engano e fomos ao Van Gogh café beber umas cervejitas.

Às cinco da manhã paramos junto à praia de Limens para dormir duas horas dentro da Mitra. Acordamos meio doridos e subimos até ao Club Nordes. Depois de alguma conversa seguimos para o porto de Aldán para começar a travessia.

A travessia começou com a ria muito calma. Rumamos a norte junto à margem até ao Cabo de Udra. Comemos um chocolatito e atravessamos a a ria em direcção à ilha de Onza. Depois de passarmos junto à Onza, rumamos para a para de Fedorentos, no sul da ilha de Ons. Mais uma pausa para comer e continuamos para a praia Dornas.

Depois de desembarcar, distribuir quartos e mudar para roupa seca, fomos dar um passeio a pé até ao Farol e à praia de Melinde. Durante o passeio ainda deu para comer uns figos e uns mexilhões.

Com as pernas já cansada paramos no bar para mais umas cervejitas e umas coisas estranhas de milho frito. Não satisfeitos com os snacks embalados, subimos até ao apartamento para comer queijo de cabra e pão com chouriço.

Voltamos a descer para o restaurante e fomos ficando na conversa acompanhada de mais umas canhas enquanto esperávamos pelas tortilhas, empanadas e arroz de marisco. Depois do jantar houve um pequeno sorteio de material oferecido por patrocinadores e ganhei um saco estanque grande :D

No Domingo tivemos de acordar cedo (7h portuguesas) para fazer a circunavegação da ilha. Rumamos a norte com muito vento de proa até que viramos para a costa oeste onde ainda tivemos direito a umas onditas para surfar... Um pouco mais a sul, com o mar baixo conseguimos contornar todas as pedrinhas e entrar em algumas grutas.

Depois de acabar a volta à ilha, regressamos a Aldán, desta vez rumo à ponta Couso onde ainda andamos a fazer uns treinos e experimentei um dos Kayaks de madeira. Depois de alguma brincadeira na água seguimos até ao porto de Aldán. Depois de chegar encontramos umas minis Sagres que milagrosamente estavam frescas dentro da Mitra.

Enquanto estávamos a arrumar fomos visitados pelo Oscar (Fugy) e os filhos, e seguimos com eles até A Guarda onde também estivemos com o Alex. Fomos a um pequeno bar junto à costa para comer mexilhões tigres, batatas bravas, tortilha e ovos mexidos de camarão e algas.

Depois das despedidas voltamos para casa e fomos descansar porque estávamos cansados...

Sem comentários: