quarta-feira, 11 de abril de 2012

III Xornadas Técnicas AGKM

Nos dias 5, 6, 7 e 8 de Abril a AGKM organizou as III Xornadas Técnicas de Kayak de Mar. Nós carregamos bem a Mitra e formos para a Galiza em representação do Curte a Vida, juntando-nos com companheiros Espanhóis, Portugueses, Alemães, Escoceses e Canadianos.

Saímos de minha casa no dia 4 de manhã cedo e depois de várias pausas, conversas, finos, minis e petiscos chegamos a Santa Uxía de Ribeira às 10h locais. Rapidamente encontrámos outros participantes e descarregámos material no pavilhão da Praia de Coroso onde ia estar centralizado o encontro. Como era a primeira noite seguimos cedinho para a casa da juventude para dormirmos e acordarmos frescos na manhã seguinte.
Na quinta feira seguímos para a Praia de Couso para participarmos num curso de resgates e num curso de desembarques dados por vários membros da AGKM. Ambos os cursos correram bem, valorizando-se eficácia das operações. Foi um dia de sol bem passado, com muito tempo dentro de água e um belo petisco para o almoço.À noite o jantar foi comum a todos os participantes com prova de petiscos e bebidas das várias regiões representadas. Depois do jantar e de algumas apresentações sobre o Parque Nacional das Ilhas Atlânticas seguimos para a vila onde percorremos os vários bares e tascos até quase de madrugada.
Sexta feira acordámos com alguma dificuldade e seguimos rapidamente para uma sessão de surf na Praia de Furnas. Começou com uma formação dada na areia por 2 representantes dos Hurricane Riders e continuou por várias horas de ondas longas e a crescer de tamanho ao longo do dia. A surfada incluiu grandes boleias a direito até à areia, ondas a rebentar por cima do kayak, surfadas de lado arrastadas pelo espumaço, loopings e tentativas de colisão :DDepois de um dia cansativo passámos o resto da tarde a recuperar e à noite voltámos a assistir a umas palestras antes do jantar bem servido e regado com muita jola... Como não podia deixar de ser, voltámos a passar a noite na vila, a conviver com alguns locais que funcionavam como âncora.
No sábado de manhã a saúde não abundava. Com algum esforço e insistência telefónica consegui levantar-me e descer de skate até ao Pavilhão de Coroso onde cheguei já com algum atraso. Tive uma boleia rápida e seguimos para a praia de Areeiros para começar uma travessia até à ilha de Sálvora.A travessia durou o dia todo com um ambiente muito bom. O mar estava baixo e permitiu navegar bem perto das pedras (e por cima) e parar para fotografar parceiros, paisagem e bicharada. Começámos a navegar para Sul e passámos por diversas pequenas ilhas até chegar a Sálvora. Contornámos a illha pelo lado do mar onde já havia algumas ondas e quase se conseguia surfar. Parámos numa pequena praia a Sudeste da ilha para almoçar e caminhar um pouco até ao farol. Na volta estava algum vento e uma corrente forte de maré que fez um grande arco de kayaks ao longo da Ria.À noite voltámos a jantar todos junto no Hotel Río Azor com a maior queimada que já vi como sobremesa. Depois de jantar sentámo-nos para mais uma palestra para vermos os últimos vídeos dos Hurricane Rides, incluindo um vídeo sobre a estadia em Espanha e a estreia do The Night Squad. Pela primeira vez fomos para a casa da juventude cedinho, até porque neste dia já andávamos a água.
No último dia não tivemos problemas em acordar cedo e seguímos pela última vez para a praia de Coroso onde organizaram alguns jogos esquimais e demos uma pequena volta até à ilha de Rúa.
Depois de um verdadeiro jogo de tetris 3D para meter tudo dentro da carrinha e de nos despedirmos voltámos para casa para uma semana de trabalho com pausas frequentes para procurar vídeos e fotografias publicadas.
(+fotos - Daniel)
(+fotos - Ricardo)

(esp)
Los días 5, 6, 7 e 8 de Abril a AGKM ha organizado las III Xornadas Técnicas de Kaiak de Mar. Nosotros cargamos la furgoneta Mitra y nos fuimos a Galicia representando Curte a Vida, y nos juntamos cón companheiros Españoles, Portugueses, Alemanes, Escoceses y Canadienses.

Salimos de mi casa el dia 4 por la mañana e despues de muchas parages, conversaciones, cañas, cervejas y tapas llegamos a Santa Uxía de Ribeira às las 22h. Muy pronto conocimos otros participantes y descargamos todo lo material en el pavillion de la Playa de Coroso donde todo el evento seria centralizado. Como era la primera noche nos fuimos a dormir muy pronto a la Casa de la Juventud para estarmos listos por la mañana.
Jueves fuimos a Punta Couso para participarmos en un curso de rescates y un curso de los desembarcos suministrados por diversos miembros de la AGKM. Los 2 cursos fueran muy bien, se valorando la eficiencia. Fue un buen día de sol, con mucho tiempo en el água y un buen aperitivo para el almuerzo.À la noche por la cena una actividad común para los participantes fue una prueba de tapas y bebidas de la región de cada uno. Después de la cena y algunas apresentaciones por el tema de lo Parque Nacional de las Islas Atlanticas, nos fuimos a la vila donde percorremos los vários bares y bodegas hasta la madrugada.
El viernes acordamos con gran dificultad y seguimos prontamente para una session de surf na Playa de Furnas. Comenzo con una formacion dada en la arena a por 2 representantes de los Hurricane Riders y continuou por muchas horas con olas longas y a crescer de tamaño ao longo del día. La surfada incluiou grandes surfeadas hasta la arena, olas a rebentar por cima de los kayak, surfeadas de lado arrastadas pelo espumaço, loopings y tentativas de colision :DDespues de un dia cansativo passamos el resto de la tarde a recuperar y por la noite volvemos a asistir a unas palestras antes de una cena con buena comida y mucha bebida... Como no podria dejar de ser volvemos a pasar la noche en la vila, a conviver con los locales.
Sábado por la mañana la salud estava fracita. Con algum esfuerzo y llamamientos por teléfono consegui levantarme y bajar de skate hasta lo Pavillion de Coroso donde llegue con algun retraso. Colli un coche y me fui a la Playa de Areeiros para empezar la ruta hasta la Isla de Sálvora.La ruta nos tomou todo el dia en un ambiente repleto de camaradage. La mar estaba baja y puede navegar bien cerca de las rocas (y por arriba) y parar para fotografar compañieros, paisage y animales. Empezamos a navegar para el Sur y pasamos por varias islas pequeñas hasta llegar a Sálvora. Bordeamos la isla por el mar donde ya había algunas olas para surfear. Desembarcamos en una pequeña playa al sureste de la isla para el almuerzo y un paseo hasta el faro. En el regreso hizo un poco de viento y una fuerte corriente de marea que hizo un gran arco de kayaks en la Ría.Por la noche volvimos a cenar todos juntos en el Hotel Río Azor con la Quimada más grande que he visto como postre. Después de la cena nos sentamos a ver la presentación de los Hurricane Rides, incluyendo un video sobre su estancia en España e el debut de The Night Squad. Por la primera vez nosotros fuimos a la casa de la juventud temprano para dormir bien.
En el último día no tuvimos problemas para despertarse y fuimos a la playa de Coroso. Hicieron algunos Juegos Esquimais y nosotros hicimos una pequeña ruta hasta la Isla de Rúa.
Después de un juego de tetris en 3D para poner todo dentro de la furgoneta y nos despedimos, nosotros fuimos a casa por una semana de trabajo con pausas frecuentes para buscar vídeos y fotografías publicados.
(+fotos - Daniel)
(+fotos - Ricardo)

(eng)
Last 5, 6, 7 e 8 of April the AGKM organized the III Xornadas Técnicas de Kayak de Mar. We loaded the "Mitra Van" and drove to Galiza representing Curte a Vida, and meeting some Spanish, Portuguese, German, Scotish and Canadian paddlers.

We left my place day 4 in the morning and after a lot of stops, talks, beers and snacks arrived to Santa Uxía de Ribeira at 10p.m. We rapidly met some other paddlers and unloaded our stuff at Coroso's Beach gym where it was the daily meeting point. As it was the first night we went early to the youth house to sleep and get up fresh the next day.
Thursday in the morning we went to Couso's Beach to take part in a rescue course and a landing course, given by some AGKM members. Both classes were fine, valuing the effectiveness. It was a well spent day in the sun, with much time on the water and a nice grilled tidbit for lunch.At night we all joined for dinner sharing some drinks and dishes from our home towns. After dinner we attend a presentation about the Atlantic Islands National Park before proceed to the village and go through various bars and taverns until almost dawn.
Friday we struggled to get up in the morning and went to Furna's beach for a surf session. It started with an on land training by The Hurricane Riders and proceed with several hours of surfing in long waves growing over the day. We had some long and nice rides to the sand, waves breaking over the kayak, side surfing in the foam, loopings and even some collision atemps :DAfter a tiring day surfing we spent the rest of the afternoon resting and recovering for the second night of palestra, nice dinner with good food and beer and long party night... Obviously, we managed to spend all night in the village, meeting some local people who worked as an anchor for us in the bars.
As expected, Saturday morning our heath wasn't the greatest. With lots of effort and some phone insistence I raised myself and skate board to Coroso's gym. I got a ride and went to Areeiro's Beach to start a crossing to Sálvora Island.The tour took all day long in a very good camaraderie between paddlers. The sea was calm and allowed to paddle near the rocks (sometimes over) and stop for shooting mates, the landscape and some animals. We start going south and pass through some little islands on the way to Sálvora. We circumnavigated the island and in the ocean side got some waves for a little surfing. We stoped on a small beach in the southeast for lunch and a small trekking to the lighthouse. In the way back it was a little windy an a strong tide current that made a great arc of kayaks along the Ria.At night we all went to Río Azor Hotel for dinner, with the biggest queimada I ever seen for desert. After dinner we sat down for the last time to assist The Hurricane Rides presentation, including a video about their stay in Spain and the premier of The Night Squad. After the movies, for the first time in Spain we went to the youth house early.
In the last day we had no problems getting up in the morning and went to Coroso's Beach. There were some Eskimo games and we also went for a small route to Rúa Island.
After a great real 3D tetris game to get every stuff back in the van and after saying goodbye, we went back home for one more week of work with frequent breaks to check for videos and photos of the simposium.