Um fim de semana de 3 dias e uma hora muito porreiro em Caminha e A Guarda, a incluir 3 vertentes de canoagem: kayak de mar/surf, águas bravas e beber copos...
Sai de casa no sábado de manhã bem cedo e pus-me logo a caminho para Norte com a Mitra. Paragens aqui e ali, e por volta das 3h da tarde lá chegamos à praia fluvial de Caminha para um pequeno passeio de Kayak de Mar.
Saímos da praia fluvial, passamos a barra e fomos brincar um pouco para as ondas. Foi uma volta curta e cansativa, com muito vento, mar muito incerto e o Wind Guru estilo anuncio de skittles. Apesar de ser muito difícil afastarmos-nos da praia, a volta era muito rápida a surfar entre vagas cruzadas e com o vento de popa. Na volta à praia fluvial, apanhamos uma grande chuvada e vento que escondeu completamente as margens.
Depois de arrumar o material e vestir roupa seca, fomos para o parque de campismo onde nos começamos a habituar a luxos. Um bungalow com aquecimento, boas camas e frigorífico fez com que a instalação fosse rápida e se inicia-se a sessão de copo-fonia... Saímos depois para A Guarda para irmos jantar ao bar da Lara (namorada do Alex) que fica aqui recomendado. Comemos umas tábuas de enchidos e queijos espectaculares, acompanhadas por uma jolas, e licor de café e cilantro para sobremesa... Depois de jantar mudamos de casa e continuamos com uma cervejita num bar onde fizemos um novo amigo: o "Pato". Voltamos ainda a mudar de casa para para mais uns "chupitos", cervejolas e Irish coffee, antes de voltarmos ao Bungalow para terminar a noite com umas minis...
No domingo de manhã acordamos bem cedo, carregamos a Mitra com barcos de águas bravas saímos. Fomos tomar o pequeno almoço a caminha e seguimos outra vez para Espanha para ir descer o rio Minho. Tivemos azar porque na Galiza há muitas lombas que estavam constantemente a fazer soltar os kayaks e éramos obrigados a parar para os amarrarmos melhor.
Como não havia maneira de andar assim com os kayaks, voltamos para o parque de campismo (com mais umas paragens pelo meio) para passar o dia na comodidade da nossa bela residência.
Comemos um peixinho grelhado pelo Chef Matinhas e Chef Quim e passamos a tarde no ócio. Uma tarde muito produtiva a ouvir a chuva a cair e ver o "This is the Sea" no conforto do lar. Ao jantar tivemos uma entrega de pizza ao domicilio que nos fez companhia durante o jantar :).
Segunda feira, aproveitamos o feriado do primeiro de Novembro para continuar pela zona e ir descer o Tamuxe. Saímos cedinho do parque da campismo e saímos para O Rosal para tomar o pequeno almoço. Depois de um chazinho e uma torrada, fomos descarregar os kayak, equipar e preparar o resgate. O rio não levava muita água mas tem constantes rápidos e açudes que proporcionam uma grande descida.
Depois da descida, sabíamos que tínhamos de regressar a casa mas não podíamos sair da Galiza sem ir comer uns mexilhões. Fomos até ao porto de A Guarda e entramos num tasco onde comemos uma sopinha quente, mexilhões e gambas. Para acompanhar, nada como uma bela água das pedras, rapidamente substituída por uma Amstel.
Voltamos então a Portugal numa fantástica viagem de Mitra, a provar pela primeira vez que podemos usar os 3 lugares da frente. A caminho de casa, ainda fomos desviados pela vontade de mais uma surfadela nas ondas do Cabadelo.
Estavam uma ondas espectaculares e ficamos na brincadeira até se por o sol. Além do surf em kayak de mar, esteve também um barco de águas bravas na água. Antes de sair, tivemos ainda tempo para reinventar o kayak surf. Falta agora aperfeiçoar a nova técnica...
Para acabar o fim de semana em grande, continuamos a viagem com uma paragem em Fão para um arroz de pato com pato no forno por cima :)
Sem comentários:
Enviar um comentário