sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pateira de Fermentelos

Uma tarde de férias calma à volta da Pateira de Fermentelos, com direito a umas variações de jardinagem e pesca em kayak.

Depois de um bom Coelho à Caçador ao almoço, fui até à margem sul da Pateira de Fermentelos e encontrei uma boa sombra com uma Bateira virada.


Depois de um sono bem dormido, vagueei um pouco pela margem a juntar lenha seca miúda para acender a lareira no inverno antes de ir para uma voltinha de kayak.

Comecei a remar e segui para Oeste com ideia de tentar entrar no braço que se estende para Sul até à Pateira do Mamodeiro. No entanto, fiquei a saber que essa passagem só é possível durante o Inverno, quando há cheias. Nesta altura do ano a ligação existe, mas está repleta de nenúfares, juncos e sacintos que impedem a passagem.
Segui então para Norte até à ponte velha do Requeixo e subi o rio Águeda durante 2 ou 3km.

Na volta de regresso estive à conversa com o pescador Gil, que já trazia um bom saco de lagostins e ia lançar uma rede para pescar pimpões. Acompanhei-o e tentei ajudar enquanto esticava a rede e espantava o peixe para o apanhar. Na parte de espantar o peixe na direção da rede não custa muito ajudar :D. Logo na primeira rede esticada apanhou 2 carpas grandes e bastantes pimpões.

Depois do material arrumado e carregado no carro, passei na cabana onde os pescadores e amigos costumam fazer as tainadas e vim prendado com uma bela carpa para casa. Vou ter de voltar agora à zona para retribuir a oferta do peixe, e quem sabe colaborar numa nova pescaria...

Sem comentários: