terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ribeiras da Seda e Raia

Águas bravas em Portugal durante o verão: no Alentejo, uma das regiões mais secas do país. Por isso, no fim de semana passado fomos até à região de Mora e Avis com 4 barcos de cima do carro para umas passeatas na zona, incluindo duas descidas organizadas pela Associação dos Amigos da Natureza do Cabeção.

Rumámos para sul na quinta feira e depois de algumas paragens pelo caminho, chegámos ao parque de campismo de Avis já ao entardecer. Montámos as tendas e fomos rapidamente para a água para uma pequena passeata que acabou já bem de noite.

Quando terminámos a voltinha, conhecemos um novo amigo que pensa iniciar-se no kayak de mar e que nos acompanhou no dia seguinte.

Na sexta feira acordámos cedo, encontra-mo-nos com o novo companheiro e seguimos até ao paredão da barragem do Maranhão. Uma pequena volta com 9km para cada lado que deu para experimentarmos os barcos uns dos outros, e ainda para uma pequena sessão de treinos no final do passeio.

Saímos da água já bem depois da hora de almoço, carregamos o carro e fomos até à Ponte da Amizade, perto do Cabeção, Mora. Comemos um almoço improvisado e passamos parte da tarde a tentar fugir dos 40º à sombra.

Por volta das 17:30 voltámos a tirar os kayaks de mar do carro e remámos mais cerca de 5km para montante até ao Açude do Gameiro para beber uma cervejinha na esplanada. Voltámos para cima, jantámos e fomos até ao Cabeção para uma bela noite de convívio e cervejolas. A noite já estava bem avançada quando voltámos para a Ponte da Amizade para passar a noite onde já tínhamos deixado as tendas montadas.

No sábado acordámos quase de madrugada já com muitas pessoas reunidas para o início da XII descida da Ribeira da Seda. Depois da logística toda tratada partimos para o paredão da Barragem do Maranhão onde ia começar a descida. No inicio da descida passámos por dois pequenos rápidos de classe 2 para começar a levantar as expectativas dos participantes. 10km de água parada por entre vegetação e bicharada e chegámos à parte mais interessante do percurso. Passámos por uma série de açudes de pedra, alguns deles semi-destruidos, que formam rápidos de classe 2 e 3, com direito a vários viranços...


A descida terminou já na Ribeira da Raia, junto à Ponte da Amizade com uma grande almoçarada bem regada de jolas e seguida de um bom jantar no Solar da Vila, em Cabeção, com especialidades locais, sangria, tinto e jolas...

No domingo partimos para montante para a descida do percurso clássico da Ribeira da Raia. O percurso começou junto a um pequeno açude em rampa de muito fácil transposição. Depois do açude remámos flat durante 40min até chegarmos ao rápido principal da ribeira. O rápido começa com uma série de aceleradores e um pequeno salto até uma piscina e termina com um um pequeno salto duplo. Até ao final passa-se ainda passámos por mais uma série de aceleradores, rápidos e uma pequena onda. Quase no final do percurso podemos saltar do cimo de uma pedra para refrescar e para alguns canoistas experimentarem novas sensações...



Depois da descida de domingo passámos ainda pela vila de Cabeção para mais uma vez comer no Solar da Vila, antes de regressarmos a casa numa longa viagem com a companhia constante de uma bela trovoada e chuva forte.

2 comentários:

ANC disse...

Espero que tenham gostado do fds pois proximo ano prometo que a descida vai passara ter dois dias. Abraço

Aleixo

Paulinha disse...

Está esperatcular Daniel 2 dias espetaculares temos de repetir
Abraço
Paulinha